SupremoCast – Conversa sobre Criminologia

O que é Criminologia? Qual o seu papel na sociedade e no Direito? Como ela analisa as mais variadas situações criminosas, seus agentes e suas vítimas? Essas e outras perguntas são respondidas no 27º episódio do SupremoCast!

Nossos apresentadores Bruno Zampier (@zampierbruno), Francisco Menezes (@proffranciscomenezes) e Carol Carlos (@carolsupremo) conversam sobre Criminologia com Murillo Ribeiro (@murilloribeirodelta), professor dessa disciplina no Supremo e Delegado de Polícia Civil.

O bate-papo se inicia com a trajetória do convidado. Ele conta como foi sua jornada, desde a graduação até ser aprovado no concurso de Delegado, e fala sobre suas experiências profissionais e pessoais vividas neste período.

A conversa continua com a abordagem do conceito de Criminologia, o que é o crime para essa ciência e as diferenças entre ela, Direito Penal e Política Criminal. Além disso, diversos assuntos polêmicos foram discutidos, tais como: sistema penal seletivo, os crimes de homicídio, furto, roubo e tráfico de drogas como definição de quem são os atingidos por esse sistema, as funções da pena e a superlotação do sistema carcerário, perpassando, também, pelas nuances da criminalização propostas por Zaffaroni.

Nessa mesma linha, discutiu-se, ainda, como a Criminologia enxerga as teorias do Direito Penal Mínimo, Garantismo e Abolicinismo Penal e se elas são alternativas plausíveis, diante de todo o contexto social de filtragem para o sistema criminal e de superencarceramento.

Por fim, tratou-se do cyberbullying e do cyberstalking e sobre como a modernidade líquida, o consumismo e a sociedade do espetáculo podem influenciar no cometimento desses ilícitos.

Falar de Criminologia é extremamente importante, em razão da sua grande relevância nos contextos jurídico-penal e social. Essa relevância resulta na necessidade de o operador do Direito pensar o Direito Penal, o Processo Penal, a Política Criminal e a sociedade de forma mais crítica e analítica. Além disso, esta é uma disciplina cobrada recorrentemente em concursos públicos. Portanto, mantendo o compromisso de incutir juízo crítico nos ouvintes, os temas abordados neste episódio lhes fornecerão os fundamentos necessários para construção de teses jurídicas e de respostas para provas de concursos.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o livro Histórias dos Pensamentos Criminológicos, de Gabriel Ignácio Anitua, Editora Instituto Carioca de Criminologia.

Carol Carlos indicou o podcast Lênio Streck em PodCast.

Murillo Ribeiro indicou o livro Outsiders, de Howard S. Becker.

Bruno Zampier indicou o livro Essencialismo, de Greg McKeown.

Clique e assista ao vídeo!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

__________________________________

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/episode/3Og6Xkoxt8Z2ecXrf1OKrC

Ouça no Deezer: https://www.deezer.com/br/episode/107271242

Ouça no Apple Podcastshttps://podcasts.apple.com/us/podcast/27-conversa-sobre-criminologia/id1456783849?i=1000469268220

Ouça no SoundCloud: https://soundcloud.com/comunicacao-supremo/27-conversa-sobre-criminologia

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário