SupremoCast – Crimes do colarinho branco

9/07/21 | Geral | por

O que são crimes de colarinho branco? Qual o perfil do criminoso? Como a legislação brasileira lida com esses delitos? Por que é tão difícil combater essas práticas? Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes discutem essa polêmica com o renomado advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho, que é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista, Mestrando em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas, especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca. Também é ex-Presidente e conselheiro do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e Conselheiro da Human Rights Watch.

Durante o bate-papo, crítico e descontraído na mesma medida, o convidado explica como surgiu a expressão crimes de colarinho branco, do que se trata a expressão Direito Penal Econômico e esclareceu se é possível traçar características comuns entre os criminosos que praticam esses delitos.

A conversa também abordou pontos críticos: por que os crimes de colarinho branco, em regra, não possuem um carácter estigmatizante como os demais, mesmo sendo igualmente ou mais danosos? Por que é tão difícil punir crimes dessa natureza? O convidado aproveitou para fazer uma análise social da criminalidade e da seletividade do sistema de justiça, explicando como a legislação brasileira trabalha essa realidade.

Dentre os vários outros assuntos do episódio, Augusto de Arruda Botelho falou dos desafios da advocacia criminal, revelou situações que já enfrentou e deu dicas para quem quer iniciar na área.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o livro Lavagem de Capitais, de Juarez Tavares e Antônio Martins.

Carol Carlos indicou o filme Um Contratempo, disponível na Netflix.

Bruno Zampier indicou o filme Paternidade, disponível na Netflix.

Augusto Botelho indicou seu livro, Iguais Perante a Lei, que ainda será lançado, e o livro Como Remover um Presidente, de Rafael Mafei.

Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud, e também no YouTube. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Para conferir os episódios das temporadas anteriores, acesse:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7cAaY3Hd6dQ&list=PL_3Omi8Qsh0VjxtLwjFotoCe5nvQ-MqFD Spotify: https://open.spotify.com/show/0E2YpFXFbsIw79xkoUgu8f?si=ddT5bPlsSEGJKKUCTV4PNA

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário