SupremoCast – Mercado regulado de órgãos: uma possibilidade contra o tráfico?

28/05/21 | Geral | por

Você é a favor ou contra a venda de órgãos? Ou ainda não tem uma opinião formada sobre isso? Nossos hosts Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes conversam sobre essa polêmica, no 76º episódio do Supremo Cast, com o professor e doutorando em Direito pela UFMG Lucas Oliveira.

No episódio, o convidado explica, de forma bastante didática, os motivos que fazem crescer o tráfico de órgãos no Brasil e no mundo. Também fala do lucro gerado por esse comércio e faz um panorama das regulamentações dessa prática ao redor do mundo.

Lucas trata, ainda, dos argumentos favoráveis e contrários à regulação deste mercado, abarcando discussões sobre invasão à liberdade individual de disposição do próprio corpo, autonomia, coletivismo, direitos não absolutos, aumento da oferta e consequente combate à escassez de transplante, exploração e objetificação do corpo, capitalismo e sacralidade. Afinal, permitir a compra e venda de órgãos pode gerar desigualdades, permitindo compra de órgãos pelos mais ricos em detrimento dos mais pobres? Como o Brasil tem enxergado essa questão? Quais as perspectivas para o futuro?

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o livro O que o dinheiro não compra, de Michael Sandel.

Carol Carlos indicou a série O Caso Evandro, disponível no GloboPlay.

Bruno Zampier indicou o livro Mercado regulado de órgãos e tecidos humanos: entre o Direito, a Economia e a Ética, de autoria do convidado.

Lucas Oliveira indicou o filme Não me abandone jamais.

Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud, e também no YouTube. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Para conferir os episódios das temporadas anteriores, acesse:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7cAaY3Hd6dQ&list=PL_3Omi8Qsh0VjxtLwjFotoCe5nvQ-MqFD

Spotify: https://open.spotify.com/show/0E2YpFXFbsIw79xkoUgu8f?si=ddT5bPlsSEGJKKUCTV4PNA

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário