SupremoCast – Penso, logo existo!

21/07/20 | Geral | por

O que seria da humanidade sem Filosofia? Este é o tema do 44º episódio do Supremo Cast!

Nossos apresentadores Bruno Zampier, Francisco Menezes e Carol Carlos conversam sobre o tema com Bernardo Nogueira, Doutor em Direito pela PUC Minas, Mestre pela Universidade de Coimbra e professor do Supremo nos cursos para a OAB e no de Reaprendizagem Jurídica.

O bate-papo foi muito divertido, os assuntos foram abordados com leveza e Bernardo explicou pensamentos filosóficos de maneira bastante didática.

A conversa começou com a definição de Filosofia, tratando do poder da disciplina, da importância de estudá-la e de sua relevância para o Direito.

De forma muito descontraída, o convidado traçou uma linha do tempo da Filosofia, explicando os pensamentos grego, medieval, moderno e pós-moderno, citando grandes filósofos e suas teorias.

Falou, ainda, sobre a Ética da Alteridade, de Levinas, Teoria da Banalidade do Mal, de Hanna Arendt, Filosofia Amorosa, de Luc Ferry, desconstruções em Derrida, feridas narcísicas, Filosofia Decolonial, Ecologia dos Saberes e o pensamento de Boaventura Santos. Também aproveitou para fazer diversas reflexões sobre empatia, teorias do reconhecimento, responsabilidades, amor, vida e sociedade.

A conversa foi regada a boas gargalhadas, a referências musicais e a orientações de como entender os filósofos e suas obras.

Dica Suprema:

Francisco Menezes relembrou duas sugestões já indicadas no Supremo Cast: os livros O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, e História da Filosofia Ocidental, de Bertrand Russell. Além disso, indicou o livro Iniciação à História da Filosofia – dos Pré-Socráticos a Wittgenstein, de Danilo Marcondes.

Carol Carlos indicou a série Todas as Mulheres do Mundo, do Globo Play.

Bernardo Nogueira indicou a série O Expresso do Amanhã, disponível na Netflix, o filme Parasita e os livros Sociedade do Cansaço e No Enxame, ambos de Byung-Chul Han. Também indicou os livros A Mais Bela História da Filosofia e Do Amor, ambos de Luc Ferry.

Bruno Zampier indicou o livro Uma breve história da Filosofia, Nigel Warburton.

Clique aqui e assista ao vídeo deste episódio!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário