SupremoCast – Reforma Tributária Descomplicada

5/08/20 | Geral | por

No 46º episódio do Supremo Cast, você vai entender a Reforma Tributária de forma descomplicada! Nossos apresentadores Bruno Zampier e Francisco Menezes conversam sobre o tema com Gabriel Quintanilha, advogado, Mestre em Economia e Gestão Empresarial e professor de Direito Tributário da FGV, do IBMEC, do Curso Fórum e da ESMAL.

O convidado inicia o bate-papo explicando o que é a reforma tributária, quais os seus objetivos e cita as Propostas de Emenda à Constituição 45 e 110. Ele também abordou os impactos dessa mudança, os princípios que a fundamentam e os motivos de seu fatiamento.

A importância de uma reestruturação do sistema tributário brasileiro também foi assunto da pauta, além de severas críticas aos privilégios financeiros recebidos por servidores públicos.

Outro tema discutido foi a CPMF, que reuniu argumentos favoráveis e contrários entre os apresentadores e o convidado. Além disso, Gabriel explicou o que são os sistemas de tributação regressivo e progressivo e a tributação de dividendos.

Por fim, ele apresentou sua visão sobre a reforma e também suas expectativas com relação à sua aprovação.

A conversa foi leve, didática e perpassou pelos aspectos econômicos, políticos e sociais que envolvem o projeto enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou a série Billions, disponível na Netflix.

Gabriel Quintanilha indicou os livros The Curse of Cash, de Kenneth S. Rogoff, e Capital e Ideologia, de Thomas Piketty.

Bruno Zampier indicou o livro Direito e Economia no Brasil: estudos sobre a análise econômica do Direito, de Luciano Benetti Timm, editora Foco.

Clique aqui e assista ao vídeo deste episódio!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário