Qual a importância de cursar uma pós-graduação?

11/08/20 | Carreiras | por

Está na dúvida entre cursar ou não uma pós-graduação lato sensu? Neste artigo, te explicaremos as vantagens de dar continuidade à vida acadêmica e destacaremos a importância de uma especialização para seu currículo, profissão e concursos públicos. Continue a leitura!

Ao terminar um curso superior, é comum surgir a seguinte dúvida: cursar o não cursar uma pós-graduação?

Alguns estudantes optam por buscar oportunidades de continuarem estudando, principalmente para se especializar em alguma área que lhes tenha chamado a atenção durante a faculdade. Ocorre que, por outro lado, percebemos um outro grupo que não considera essa hipótese.

Um exemplo é o estudante que deseja ser professor. Em muitos casos, diante do afã de ingressar no Mestrado, desconsideram as especializações e cogitam ingressar diretamente na pós-graduação stricto sensu, com receio de que outros cursos no meio do caminho possam lhes tomar o tempo que poderia ser dedicado a esse seu estudo.

Outro caso é o do recém-formado que deseja começar a trabalhar em sua área. Por se preocupar em ingressar no mercado de trabalho de forma imediata, acaba concentrando todos os seus esforços nessa empreitada.

Por fim, também existem aqueles que buscam um cargo público. Passam horas a fio estudando para alcançar a aprovação, mas se esquecem de outros estudos que também podem contribuir para o êxito nos concursos públicos.

Apesar de serem comuns, essas situações precisam ser analisadas com cautela.

Em primeiro lugar, apesar de muitos desejarem integrar grandes empresas e escritórios logo após a colação de grau – o que é muito importante, sem sombra de dúvidas -, não podem se esquecer de alguns fatores decisivos no momento de sua contratação.

Atualmente, diante do elevado número de faculdades, especialmente de Direito, e também da grande quantidade de bacharéis e advogados, o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais completos e capacitados. Além disso, exigem, da mesma forma, profissionais que continuem se aprimorando e se atualizado – afinal, principalmente no mundo jurídico, ficar alheio aos acontecimentos e inovações é se estagnar por completo.

Em segundo lugar, em se tratando daqueles estudantes que acreditam que as especializações são investimentos pouco proveitosos e desejam ingressar diretamente no Mestrado, por exemplo, é importante destacar que a pós-graduação é um excelente primeiro passo para a continuidade da vida acadêmica.

E quanto aos concurseiros, que dedicam muitas horas do seu dia estudando para os concursos, cumprindo uma parte fundamental da jornada de preparação – afinal, estudar com afinco é, sim necessário -, é bom lembrar que muitos desses concursos possuem fase de títulos. Portanto, cursar uma pós-graduação pode ser um grande benefício em termos de pontuação e, consequentemente, de classificação.

Pensando em todas essas reflexões e com o intuito de demonstrar os benefícios de uma pós-graduação, listamos alguns motivos que certamente vão te ajudar a decidir por ingressar nesse universo de estudos tão importante.

Vamos a eles:

1 – JUÍZO CRITICO

A pós-graduação, como o próprio nome sugere, é um estudo feito após o término de um curso superior. Por isso, ela tem o objetivo de ensinar conteúdos mais específicos, já que toda a base fica a cargo da graduação. Sendo assim, a pós-graduação tem um viés aprofundado e crítico, o que proporciona ao aluno a formação de um pensamento analítico e questionador. Além disso, ela é responsável por afastar o senso comum, fornecendo ao estudante fundamentos sólidos e bem estruturados para argumentar e discutir as mais variadas questões com as quais possa se deparar. Portanto, uma pós-graduação é extremamente importante para um exercício profissional técnico, diferenciado e qualitativo. E em se tratando do Direito, esse juízo crítico é o que vai te permitir trabalhar suas teses de forma fundamentada, sistemática e persuasiva.


2 – CONTINUIDADE DA VIDA ACADÊMICA

A pós-graduação lato sensu é a porta de entrada para quem tem interesse em dar continuidade à vida acadêmica. Apesar de não ser um pré-requisito formal para ingresso no Mestrado, por exemplo, é com ela que você vai amadurecer seus pensamentos, suas teses, vai trabalhar melhor seus projetos e definir melhor sua linha de pesquisa. Além disso, na pós-graduação você se conectará a outras pessoas, o que te permitirá formar uma grande e importante rede de contatos, que poderá te auxiliar em outros estudos e também na vida profissional.

3 – ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

A especialização, como já dito, tem o condão de te aprofundar em um estudo específico. Com ela, você vai se aprimorar numa determinada área, se direcionando para o campo que mais lhe interessar em sua formação. É a oportunidade que você tem de explorar a esfera com que mais se identifica. Isso te permitirá responder, de forma direcionada e técnica, as controvérsias que surgirem em sua profissão, mesmo porque você será um especialista naquele assunto.

4 – CURRÍCULO

Além de te incutir juízo crítico e te abrir as portas para a vida acadêmica, a especialização, sem sombra de dúvidas, também enriquecerá o seu currículo. Conforme já foi dito, diante do atual cenário numeroso de bacharéis e advogados, escritórios e empresas têm buscado profissionais cada vez mais qualificados e que se destaquem em sua profissão. Portanto, com uma especialização em seu currículo, o mercado de trabalho te enxergará de forma diferente, o que contribuirá para que você ocupe a vaga que tanto deseja.

5 – PROGRESSÃO DE CARREIRA E AUMENTO SALARIAL

Você sabia que a pós-graduação também pode te proporcionar progressão de carreira e até aumento salarial? Muitas empresas trabalham com essas progressões, numa tentativa de valorizar os profissionais que demonstram interesse em se atualizar, além de também desejarem tê-los nos cargos de chefia e direção. Portanto, aqueles que se preocuparem com sua formação intelectual terão maiores possibilidades de avanço profissional, já que altos cargos são naturalmente ocupados por profissionais com maior capacitação.

6 – CONCURSOS PÚBLICOS

O universo dos concursos públicos é um dos que mais atrai estudantes e bacharéis. Surgem com frequência oportunidades de ingressar na Magistratura, no Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias e nas Carreiras Policiais, tais como nas de Delegado de Polícia Civil, Delegado de Polícia Federal, Investigador, Agente e Escrivão.

Apesar de muitos concurseiros se preocuparem muito com os estudos para as provas, o que é essencial, acabam se esquecendo da importância da pós-graduação para esses concursos. Focam estritamente no estudo para as provas objetivas, discursivas, orais e de aptidão física, mas não consideram a fase de títulos.

É nessa fase que o candidato apresenta comprovações de experiências, estudos e produções acadêmicas que possam lhe conferir maiores pontos no concurso. É uma etapa classificatória, o que significa que não é obrigatório ter um título para participar do concurso. O candidato não será eliminado se não o tiver. Mas, se possuir alguns dos títulos elencados em edital, alcançará uma pontuação maior que lhe alavancará na lista de classificados. E quem não quer sair na frente e alcançar a aprovação?

Por isso, a pós-graduação é essencial para te ajudar nessa fase.

Para você entender, vejamos alguns editais:

Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais, 2018:

Magistratura Minas Gerais, 2018:

Delegado de Polícia Federal, 2018:

Analisando esses concursos, deu para perceber o quanto é relevante cursar uma pós, não é mesmo? Qualquer ponto auferido na fase de títulos é de extrema importância para que você ocupe uma posição mais vantajosa na lista de classificados.

Outro ponto em que a especialização fará total diferença é na comprovação de prática jurídica.

O Supremo Tribunal Federal decidiu recentemente, na ADI 4219, que pós-graduações são aceitas para comprovação de prática em concursos para o Ministério Público, dirimindo questão controversa existente há muito tempo no mundo dos concursos. Acreditamos que, embora não tenha sido objeto da referida Ação Direta de Inconstitucionalidade, o mesmo se aplicará aos concursos para Delegado de Polícia que exigirem prática jurídica ou policial, pois onde há os mesmos fatos, devem haver os mesmos fundamentos e razões de julgar. Sendo assim, nos próximos concursos para a Carreira, é possível que os editais prevejam, em tópico específico, a pós-graduação como forma de comprovação de tempo de prática. Portanto, essa pode ser sua grande chance de complementar ou adquirir esse tempo, requisito essencial de participação nos certames.

Diante de tudo o que demonstramos, chegamos a uma conclusão: pós-graduação é abertura de portas, oportunidades e visibilidade. Portanto, não deixe de cursar uma especialização. É essencial ao seu enriquecimento intelectual, atualização e profissionalização.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Conheça nossos cursos de Pós-Graduação: https://www.supremotv.com.br/cursos/pos-graduacao

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.
Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário