SupremoCast – Saúde mental, ansiedade e depressão

No 42º episódio do Supremo Cast, nossos apresentadores Bruno Zampier, Francisco Menezes e Carol Carlos conversam com Simone Demolinari, psicanalista clínica e radialista, sobre temas extremamente sensíveis e necessários: saúde mental, ansiedade e depressão. A conversa foi bastante profunda, abordando, inclusive, os impactos do isolamento social em nosso psicológico.

O bate-papo começou com depoimentos pessoais dos nossos apresentadores. Eles abriram o coração e revelaram, com muita sinceridade, como estão sua saúde emocional e seus sentimentos neste período de pandemia. De acordo com sua experiência na área, a convidada aproveitou para contar como está o psicológico das pessoas no atual contexto de crise.

Além disso, Simone definiu o que é ansiedade e a diferenciou cuidadosamente dos sentimentos normais e corriqueiros de preocupação. Definiu, ainda, o que é depressão, a distinguiu de tristeza e de outros sentimentos afins, explicando a existência da distimia e das depressões endógena e exógena.

A psicanalista citou os fatores genéticos e epigenéticos que geram a ansiedade e falou das alterações no sono causadas pelos fenômenos mentais tratados no episódio. Nesse contexto, ela ensinou a lidar com estes problemas, deu dicas de como enfrentá-los da melhor maneira possível e explicou a forma correta de se fazer o diagnóstico.

A conversa também perpassou pelos assuntos de suicídio, autoconhecimento e a convidada falou da dificuldade em se ter autodisciplina e de criar novas rotinas durante a quarentena.

Ela também aplicou dois testes rápidos de ansiedade e depressão, destacando a importância da análise médica e frisando que as referidas avaliações são apenas sinalizadores das doenças. Os apresentadores responderam aos testes e compartilharam seus resultados, revelando se são propensos ou não a estas complicações. Eles abriram o coração, mais uma vez, para comentar, de forma pessoal, o tema do episódio.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o vídeo Eu tenho um cachorro preto chamado depressão, da OMS, e o filme Coringa.

Carol Carlos indicou a série Sessão de Terapia, da Globo Play.

Simone Demolinari indicou o livro O demônio do meio-dia, de Andrew Solomon, e citou duas frases filosóficas, uma sobre ansiedade e outra sobre depressão:

“Devemos nos ocupar somente daquilo sobre o que temos controle, na medida em que acontece.”. Epiteto.

“A vida não tem sentido nenhum. Mas não é proibido dar-lhe algum.”.

Bruno Zampier indicou a todos os ouvintes a prática de Yoga.

Clique aqui e assista ao vídeo deste episódio!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário