SupremoCast – Violência contra a mulher e as alterações na Lei Maria da Penha

13/08/21 | Geral | por

A Lei Maria da Penha completou seus 15 anos no dia 07/08/2021 e, diante deste fato importante, o Supremo Cast retorna de suas férias discutindo este assunto no 81º episódio.

Nossos hosts Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes conversam sobre as alterações ocorridas na Lei Maria da Penha, sobre o crime de violência psicológica e também sobre a lei de prevenção e combate à violência política contra a mulher com as convidadas Larissa Mascotte, Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da PCMG, e Mariah Brochado, professora da UFMG e do Supremo.

A conversa perpassou por pontos importantes da legislação brasileira, pelas estatísticas envolvendo violência doméstica e femincídio e pelas experiências de Larissa em sua atuação na Delegacia e de Mariah na política.

As convidadas também falaram sobre os impactos da pandemia neste cenário e sobre a efetividade das medidas protetivas.

Este assunto, apesar de delicado, requer urgentes discussões, para que se consiga estabelecer métodos eficazes de combate a crimes envolvendo violência contra a mulher.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou os comentários dos professores Bruno Gilaberte e Túlio Vianna sobre o crime de violência psicológica contra a mulher.

Carol Carlos indicou a série Coisa Mais Linda e o documentário Elize Matsunaga: era uma vez um crime, ambos disponíveis na Netflix.

Bruno Zampier indicou a série The underground railroad, disponível no Amazon Prime.

Larissa Mascotte indicou o documentário O Silêncios dos Homens, disponível no YouTube, e o livro Uma nova visão do amor, de Flávio Gikovate.

Mariah Brochado indicou o canal do YouTube Exibidas e o livro Ética e Direito, de sua autoria.

Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud, e também no YouTube. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Para conferir os episódios das temporadas anteriores, acesse:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7cAaY3Hd6dQ&list=PL_3Omi8Qsh0VjxtLwjFotoCe5nvQ-MqFD Spotify: https://open.spotify.com/show/0E2YpFXFbsIw79xkoUgu8f?si=ddT5bPlsSEGJKKUCTV4PNA

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário