Temas mais cobrados na OAB: Direito Constitucional

31/03/21 | Exame da OAB | por

O Coordenador Nacional do Exame de Ordem, Beto Simonetti, fez um pronunciamento sobre a reabertura das inscrições para a prova, gerando grande expectativa nos candidatos que aguardam ansiosos a realização do próximo Exame. Se você também tem o sonho de se tornar advogado(a), é hora de retomar/começar os estudos!

Pensando em ajudar os alunos que se preparam para a prova, o Supremo criou a série “Temas mais cobrados na prova da OAB”, que terá um episódio publicado por semana.

Foram feitas análises do histórico de questões de Exames anteriores e identificamos assuntos que costumam cair com certa frequência nas provas, acerca das matérias que normalmente tem maior peso no Exame de Ordem. Se você ainda não sabe quais são as matérias de maior peso no Exame, convidamos à leitura do artigo “Quais são as disciplinas de maior peso no Exame de Ordem?”.

Na semana passada, publicamos o primeiro episódio da série, no qual conversamos sobre temas importantes a serem estudados na disciplina de Ética Profissional. Para conhecê-los, clique aqui.

Hoje, vamos conversar um pouco sobre a disciplina de Direito Constitucional, matéria que também tem um alto histórico de cobrança nas provas.

É sempre importante lembrar que a OAB tem inovado muito, tornando cada vez mais difícil a tarefa de identificarmos os assuntos que serãocobrados nasprovas futuras. Por isso, não conseguimos ter exata previsibilidade acerca dos temas que serão abordados nos próximos exames, mas analisar conteúdos que a prova já cobrou várias vezes é uma boa forma de entender melhor como a banca funciona, o que, certamente, contribuirá para sua trajetória de estudos!

Por que devo estudar Direito Constitucional?

A disciplina tem sido uma das matérias de maior peso no Exame, sendo responsável por cerca de 7 questões da prova, de acordo com a análise de provas anteriores.

Além disso, a matéria é basilar no Direito, contribuindo para a compreensão de diversos outros conteúdos! Inclusive, uma importante característica das provas da OAB é a interdisciplinaridade entre as disciplinas. Cada vez mais a prova tem exigido dos candidatos conhecimento interdisciplinar e capacidade de solucionar questões com problematizações que envolvem mais de um campo do saber jurídico.

Por isso, o estudo da disciplina Direito Constitucional é importantíssimo. Além de, normalmente, a matéria possuir alto índice de cobrança na prova, o estudo do Direito Constitucional poderá ajudar o aluno a compreender melhor diversos outros assuntos abarcados pelo Exame, além de contribuir para uma visão mais ampla e interdisciplinar do Direito.

É hora de conhecer alguns assuntos muito importantes concernentes à disciplina de Direito Constitucional. Vamos lá?

– Controle de Constitucionalidade

– Organização do Estado

– Ações Constitucionais

– Processo Legislativo

– Ordem Social

– Poder Judiciário

– Direitos e Garantias Individuais

– Poder Executivo

Como começar?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a abordagem da prova, bem como sobre a importância de estudar a disciplina de Direito Constitucional, priorizando os temas que trouxemos nesse artigo, é hora de dar seu melhor para obter êxito no Exame! O Supremo lhe acompanhará durante todo o caminho! Matricule-se agora mesmo no OAB 1ª fase XXXII Exame, um curso completo que lhe ajudará a percorrer essa trajetória de forma estratégica e com um corpo docente referência em ensino jurídico em todo o país!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário