Um Sonho Indispensável à Justiça

 

“Ser advogado é viver o Direito. Viver o Direito e para o Direito, sempre imbuído do espírito de Justiça”.

É assim que André Trombim, advogado e especialista em Direito Processual Civil, inicia sua definição quanto à prática da advocacia, em sua coluna na Revista Conjur, publicada em agosto de 2006. Passada uma década, estas palavras se asseguram na concepção ideal sobre o que é ser advogado. Afinal de contas: vocês já pensaram sobre o que pretendem fazer quando tiverem a carteira da OAB em mãos?

Tornar-se um advogado é compreender-se como instrumento de transformação social. Há um mundo bastante problemático esperando por atitudes que restabeleçam a ordem pública, e é aí que você entra. Todos nós possuímos o necessário dever de promover o bem estar, e trabalhar para que a sociedade seja um meio pacífico de convivência, mas sua função é ainda mais determinante: terá nas mãos, através do exercício da profissão, a responsabilidade de garantir o que é bom, justo e correto para o interesse coletivo.

Ah, mas é claro! Como qualquer jornada, haverá problemas, e possivelmente você já passou, ou ainda passa, por algum destes:

• Noites sem dormir ao longo da graduação;

• Ansiedade e tensão nos momentos que antecedem o Exame de Ordem;

• A pressão de dar o melhor de si a todo o momento no mercado de trabalho;

• Encarar um mundo dividido e conturbado, sobretudo necessitado de ótimos exemplos.

E por aí vai… Mas precisamos que você continue em frente, e explico a razão:

Hoje, 11 de agosto, é lembrado não apenas o dia da sua futura (ou atual) profissão, mas também é o momento para se reconectar ao seu sonho de se tornar um grande advogado, que você tanto perseguiu e segue se esforçando para alcançar (um recado importante: o estudo é uma prática intrínseca nos atributos de um bom advogado). Além disso, é dia de pensar em todas as pessoas que se apoiarão em você, que poderá se tornar a última ou até mesmo a única esperança delas.

Nós, do Time Supremo, compreendemos a importância do seu sonho e trabalhamos incansavelmente como uma escada entre você e ele. Uma ponte que o levará exatamente para o que tanto procura, e que possui um significado muito além do que um simples papel: o belo exercer de uma profissão capaz de melhorar tudo à nossa volta.

Lembre-se: passar na OAB não é uma conclusão, mas o início da sua efetiva e importante função no âmbito do Direito.

Feliz Dia do Advogado/Dia do Estudante de Direito!

Abraço da Equipe.

Caio Braga
Analista de Mídias Sociais do Supremo TV.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário