Como é ser um delegado no Pará?

5/02/20 | Carreiras | por

“O concurso Público da Polícia Civil do Pará está mantido!”, afirmou o Delegado Alberto Teixeira, diretor-geral da Polícia Civil do Estado. Essa informação foi publicada em sua conta no Instagram. Na legenda, completou: “No dia 17/02/2020, será a abertura da concorrência pública, onde haverá a ruptura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na realização do certame.”. Vale lembrar que, em 02 de janeiro deste ano, foi publicado o edital de retomada de licitação para contratação da banca organizadora do concurso.

Ainda segundo o Delegado, a previsão é de que o edital seja publicado no segundo semestre de 2020 e de que sejam ofertadas 1.495 vagas, sendo 265 para Delegado, 818 para Investigador, 252 para Escrivão e 160 Papiloscopista. É importante ressaltar que o diretor-geral da PC-PA não descartou a possibilidade de o edital ser publicado ainda no primeiro semestre, a depender da agilidade dos trâmites necessários para tanto.

Para contar como é ser Delegado no Pará, sanando a curiosidade dos futuros candidatos ao concurso, nosso ex-aluno Gabriel Impelizieri Moura da Silveira, hoje Delegado no Estado, descreveu sua experiência. Confira abaixo:

 

“O caminho para a aprovação em concurso público é altamente penoso, não apenas pela dificuldade em si de ser aprovado em seleções repletas de pessoas preparadas, mas também por ser impossível pararmos nossa vida pessoal, nossos dramas internos e relações sociais para se dedicar 100% à preparação.

Precisamos comer, dormir, nos exercitar fisicamente (acredite, você precisa!), interagir com familiares, amigos, namorados(as), chefes, colegas de trabalho, enfim, além de fazer tudo que as demais pessoas fazem, nós, concurseiros, precisamos nos dedicar ao grande universo do concurso público.

Esse universo não envolve apenas devorar conteúdo e tentar armazenar o máximo possível de informações, mas passa também pela compreensão do seu método de aprendizado, pois cada pessoa aprende melhor de uma maneira.

Alguns aprendem melhor sozinhos com os livros, outros com aulas; uns aprendem melhor apenas se prestarem atenção no professor, enquanto outros precisam anotar concomitantemente para manter o foco na aula.

Durante minha preparação, eu percebi que as aulas eram de suma importância, pois a explicação do professor funciona como um excelente pontapé inicial pra minha preparação.

Por sorte, à época eu morava em Belo Horizonte, o que me possibilitou ir a um cursinho preparatório chamado Supremo Concursos, onde decidi me matricular para iniciar a busca pela minha aprovação em concurso de Delegado de Polícia.

Quase que como um recado do destino, um dos professores e coordenadores do curso era Delegado de Polícia Federal, o que me ajudou a me identificar com ele e sua aula de Direito Civil, matéria equivocadamente deixada de lado pelos aspirantes às carreiras policiais.

A empolgação foi se confirmando ao perceber que o Time Supremo estava repleto de professores de excelente qualidade, todos preparados para passar um conhecimento qualificado para concursos públicos.

Jamais vou me esquecer dos “momentos não pisca”, do Professor Bruno, ou das piadas nerds do Professor Chiquinho, da fala acelerada da Professora Flávia de Administrativo, ou mesmo da mistura de sotaque mineiro e carioca do Professor Christiano Gonzaga.

Eles e os demais professores do curso me forneceram conhecimento jurídico e, o mais importante, conseguiram direcionar meus estudos pra aqueles conteúdos que realmente são cobrados em prova, o que ajudou muito na minha aprovação no concurso público C-202 para Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará, iniciado em 2016 e finalizado em 2018, ano em que fui nomeado e tomei posse no final do mês de maio.

Como a jornada de estudos e de preparação é estressante, nada melhor do que contar com o toque de humor por parte desses professores, os quais realmente sabem o momento certo pra dar aquela descontraída na aula.

Durante a preparação, eu achava que era impossível ser aprovado, mas quando comecei a ver meu nome na lista dos aprovados pras etapas seguintes do concurso de Delegado do Pará, eu entendi que cada etapa é uma batalha da grande guerra da aprovação.

Contudo, se engana quem acredita que com a aprovação os problemas se acabam. Após a tomada da posse e entrada em exercício, você verá que incontáveis batalhas ainda estão por vir, pois apesar de você, em tese, ter alcançado seu objetivo, ainda não acabaram as dificuldades e os problemas.

No meu caso específico, fui inicialmente lotado na cidade de Altamira/PA, então considerada uma das cidades mais perigosas do Brasil em razão da grande quantidade de homicídios que ela apresentava.

Foi nos plantões da Seccional Urbana de Altamira que eu pude aprender valiosas lições pra um Delegado de Polícia, contando sempre com a ajuda da equipe e dos Delegados mais antigos. Foi passando por apertos e situações complexas nas intermináveis 24h do plantão que eu fui “virando polícia” na marra, aprendendo sobre a realidade da profissão e da dinâmica dos mais diversos crimes.

Após alguns meses lá, fui designado para assumir a titularidade de uma Delegacia no interior, numa cidade chamada Uruará, o que significa, na prática, que eu seria o único Delegado de lá, o representante máximo da Polícia Civil naquele local.

Claro que veio o medo, mas junto a ele veio a vontade de desbravar o interior do Estado e também o desejo pelo novo. Na carreira policial você sempre deve estar preparado para se reinventar, pois as situações estão sempre mudando, apresentando novos desafios pra você.

O Delegado de Polícia no interior do Estado é verdadeiramente uma Autoridade, cabendo a ele não apenas dirigir a investigação criminal, mas administrar toda a equipe, a própria Delegacia, bem como representar a instituição em reuniões e cerimônias oficiais.

Mais do que isso, a sua conduta deve ser irreparável, eis que as pessoas da cidade sempre o observam e avaliam. Muito cuidado na forma como você se apresenta, ainda que esteja nos seus momentos de folga e de lazer, pois dá trabalho pra se construir uma boa imagem, porém para destruí-la basta apenas um deslize.

Vale destacar que essas mudanças de cidade em razão do cargo público que ocupo me deram uma excelente lição sobre o impacto da alteração de perspectiva em nossas vidas. Ao me mudar de Belo Horizonte/MG para Altamira/PA, eu estranhei muito o fato de morar numa cidade pequena, de interior, o que no início me incomodava bastante. No entanto, após me mudar para Uruará/PA passei a viver num verdadeiro interior, de modo que, atualmente, ao visitar Altamira tenho a sensação de estar numa verdadeira metrópole!

Apesar de todo o esforço na preparação pro seu cargo público, o que você deve ter em mente é a recompensa futura que aguarda o seu esforço no presente. Só você sabe o tamanho da sua dedicação e a dificuldade em abrir mão de prazeres, de eventos familiares ou de estar com os amigos. Não se desanime, esse esforço vai ser recompensado! Confie no seu potencial!

Um pequeno exemplo, mas significativo do quanto eu abri mão de pequenos prazeres durante a minha preparação é a minha relação com a série Game Of Thrones. Justamente por saber que eu iria gostar dessa série, eu sempre me mantive distante dela pra evitar que eu me envolvesse e isso acabasse atrapalhando o meu foco nos estudos. Apenas agora em 2020, já Delegado de Polícia, eu consegui assistir toda a série e confirmei o que eu já sabia: eu amei!

Valeu a pena esperar!

Por isso, acreditem que o sacrifício em resistir às tentações será recompensada no futuro.

Enfim, esse foi um pequeno exemplo de um dos diversos sacrifícios que tive de fazer, mas demonstra bem como você deve ser forte e fiel a você mesmo, ao seu projeto, ao seu sonho.

Considerando que em 02 de janeiro de 2020 foi publicado edital de licitação para escolha da empresa que realizará o novo concurso da Polícia Civil do Estado do Pará, para o qual estão previstas diversas vagas para os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão e Papiloscopista, aconselho a todos que “deem um gás” na sua preparação.

Não se assuste, o Estado do Pará é encantador, pois possui uma natureza incrível, uma cultura riquíssima, bem como uma culinária que fará você acrescentar um furo no seu cinto. Além disso, a população é altamente hospitaleira e receptiva, fazendo você se sentir em casa quando está por aqui. Em razão do seu tamanho gigantesco, é interessante observar que há muitas diferenças entre as várias regiões desse belo Estado paraense.

Por conta do meu trabalho, consegui conhecer a famosa transamazônica, me divertir nas águas do Rio Tapajós, bem como admirar a beleza do Rio Xingu. Essas são coisas que apenas o Estado do Pará pode te oferecer.”

Portanto, convoco a todos para que se juntem a mim e aos meus colegas na gloriosa Polícia Civil do Estado do Pará. Vamos juntos dar profissionalismo e mais qualidade ainda pra essa instituição, de modo a prestarmos um excelente serviço público de polícia judiciária e investigativa para a sociedade paraense!

Tenho certeza que todos os policiais civis do Pará anseiam pela chegada dos novos policiais, para que possamos somar forças na luta contra a criminalidade. Podemos contar com vocês? AOS ESTUDOS!

 

Gabriel Impelizieri Moura da Silveira

Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará

_________________________________

O Supremo é A Casa do Delegado e utilizará toda sua vasta experiência em concursos públicos para te auxiliar em mais esta preparação! Lançaremos turma específica após a publicação do edital da Polícia Civil do Pará e, como de costume, organizaremos o Hora H, nossa super revisão de véspera, para te deixar ainda mais preparado e confiante para a primeira fase desse concurso.

Vale lembrar que obtivemos o maior índice de aprovação no último concurso para Delegado do Pará, em 2016, e mais de mil alunos estiveram em nosso Hora H em Belém.

Fique atento ao nosso site e às nossas redes sociais!

Para saber se você tem o perfil para ser um delegado, vale a leitura do texto a seguir: Delegado de Polícia: Você tem perfil para seguir a carreira?

Aos estudos!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário