Como funciona o direito ao esquecimento no Brasil?

Você já ouviu falar em direito ao esquecimento? Neste artigo vamos te explicar tudo sobre o assunto, confira!

width=

Com o avanço da tecnologia e da comunicação, a consequente chance de perpetuidade dos dados e notícias divulgados e da popularização do gênero true crime em diversas produções, uma discussão tem retornado aos maiores tribunais do país: o direito ao esquecimento. 

Um dos fatores que reacenderam o debate recentemente foi o lançamento da série documental “Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez” pela plataforma de streaming HBO MAX.

Em 1992, a atriz e bailarina Daniella Perez foi assassinada por Guilherme de Pádua e sua esposa, Paula Thomaz, em um crime cruelmente premeditado. A morte prematura da jovem de 22 anos mexeu com o país. O assassinato da Daniella, filha da autora e produtora brasileira, ganhadora do Emmy Internacional, Gloria Perez, ganhou notoriedade e ocupou as primeiras páginas dos jornais nacionais por anos.

A produção tornou-se a série original mais assistida na plataforma no Brasil e América Latina em seus primeiros dias de exibição, superando estreias bem sucedidas de títulos nacionais e internacionais na plataforma de streaming. Consequentemente, a repercussão do documentário resgatou o debate sobre o direito ao esquecimento e a liberdade de imprensa. 

Continue a leitura e entenda como funciona este instituto no ordenamento jurídico brasileiro.

O direito ao esquecimento consiste na possibilidade de que o indivíduo não queira que um fato ocorrido em determinado momento, mesmo que verdadeiro, seja exposto ao público. Pois o episódio é capaz de gerar transtornos ou sofrimento, em razão do período de tempo decorrido, por meio de veículos de comunicação social.

Apesar de configurar uma discussão recente no mundo jurídico brasileiro, o direito ao esquecimento, também conhecido como o “direito de ser deixado em paz” ou o “direito de estar só”, aparece há décadas nos casos e decisões judiciais de outros países.

Um dos primeiros casos famosos de que temos notícia aconteceu nos Estados Unidos, em 1918. Na ocasião, Gabrielle Darley era envolvida com prostituição e tinha sido acusada de homicídio, mas foi inocentada de tal crime. Por isso, a parte procurou a justiça a fim de ser reparada pelos danos que aconteceram em razão da exposição indevida de sua vida privada e o tribunal entendeu que ela tinha o direito de ser esquecida por fatos de sua vida passada.

No Brasil, o direito ao esquecimento possui assento constitucional, considerando que é uma consequência do direito à  privacidade, intimidade e honra, assegurados pela CR/88 (art. 5º, X) e pelo CC/02 (art. 21).

Alguns autores afirmam ainda que o direito ao esquecimento é uma decorrência da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da CF/88).

O direito ao esquecimento não aplica-se apenas a fatos ocorridos no campo penal, uma vez que a discussão quanto ao direito ao esquecimento surgiu, de fato, para o caso de ex-condenados que, após determinado período, desejavam que esses antecedentes criminais não mais fossem expostos, o que lhes causava inúmeros prejuízos. 

No entanto, esse debate foi se ampliando e, atualmente, envolve outros aspectos da vida da pessoa que ela almeja que sejam esquecidos.

  • Como é o entendimento dos tribunais brasileiros?

No Brasil, não há uma legislação específica que disponha sobre o tema ou que o reconheça. Por tal fato, a legalidade foi muito discutida.

Os tribunais do país estavam perante diferentes entendimentos, já que em determinados momentos o direito ao esquecimento era tido como direito legal e constitucional e, em outras ocasiões, os magistrados decidiram pela impossibilidade de ele existir pela colisão com a liberdade de expressão.

Para a Terceira Turma do STJ, ​​não é possível aplicar a teoria do direito ao esquecimento para impedir a publicação futura de reportagens sobre um crime ou sobre as pessoas condenadas por ele, pois isso configuraria censura prévia – mais ainda em casos que tiveram ampla repercussão na sociedade.

Segundo o ministro Villas Bôas Cueva, o interesse social no cultivo à memória histórica e coletiva de um crime notório torna “incabível o acolhimento da tese do direito ao esquecimento para o fim de proibir qualquer veiculação futura de matérias jornalísticas relacionadas ao fato criminoso, sob pena de configuração de censura prévia, vedada pelo ordenamento jurídico pátrio”.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Conheça nossos cursos em supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário