É Possível Estudar Informática Antes de Sair um Edital

19/09/19 | Concursos Públicos | por

 

Pablo Leonardo
(@professorpabloleonardo)

Professor de Informática
dos cursos no Supremo

Sempre quando eu inicio uma nova turma de preparação para determinado concurso, seja ele qual for, sempre ouço um ou outro aluno dizendo: “mas é muita coisa para muito pouco tempo”. Infelizmente tenho que concordar que o conteúdo programático de informática é sempre muito extenso e, exceto e em alguns raros casos, o intervalo entre a publicação do edital e a data da prova é muito curto. Como otimizar o meu tempo e começar a estudar uma disciplina sem que o edital tenha sido publicado? Existe uma tática que você pode adotar (e que estudantes mais experientes adotam) para usar seu tempo da melhor forma possível e obter o máximo proveito da sua preparação.

Não é mistério que a disciplina Noções de Informática esteja presente em grande parte dos editais de concursos públicos (o “porquê” disso discutiremos em um outro post). O que eu recomendo que você faça é: consulte o último edital do concurso para o qual você quer se dedicar e veja se, dentre as disciplinas do edital, consta Noções de Informática. Caso positivo, você precisa começar a estudar o quanto antes. Caso essa disciplina não conste no seu edital anterior, é válido esperar que o pré-edital seja divulgado para ver se ela consta na lista das disciplinas do próximo edital.

Imaginando que você já tenha feito a referida consulta e tenha visto que a informática fez parte do último concurso ou ainda está diante do pré-edital e a disciplina está lá, comece a estudar os seguintes tópicos.

1 – Internet e Redes de Computadores

2 – Conceitos de Correio Eletrônico

3 – Google Chrome

4 – Microsoft Outlook

5 – Sistema Operacional Microsoft Windows

6 – Microsoft Word 2013 ou 2016

7 – Microsoft Excel 2013 ou 2016

8 – Segurança da Informação

 

Aqui no SupremoTV, um curso que abranja todo esse conteúdo tem entre 15 e 20 horas (gravadas em estúdio). É interessante te passar essa informação para que você possa dimensionar os seus estudos.

Mas, Pablo, por que você recomenda que esses tópicos sejam estudados?

Porque esses tópicos estão presentes em mais de 85% dos editais que cobram Informática. O que pode acontecer é a inclusão de um ou de outro tópico, mas se isso acontecer, basta que você os estude separadamente após a publicação do edital. O que importa é que, quando isso acontecer, você estará com mais de 95% da disciplina estudada e estará passando para a fase de resolução de questões, aliás, acabo de ter uma ótima ideia para o nosso próximo post, aguardem!

Ficou claro para você? Você entendeu como deve fazer? Siga os passos que eu listei acima. Desde 2004 (quando eu tinha 5 anos, kkkk) eu me dedico aos alunos que querem ser aprovados em concursos públicos e por isso te digo que essa é a sua estratégia pois essa É A ESTRATÉGIA DOS VENCEDORES!

Quer fazer parte de um dos meus grupos de estudos no WhatsApp? É uma ajuda 100% gratuita que dou para nossos alunos e acredito que possa ser um grande diferencial na sua preparação. Envie uma mensagem (pelo WhatsApp) para (31) 9 8783-1775 e diga “Vi seu post no Blog do Supremo e quero fazer parte do seu grupo de estudos”.

Um grande abraço para você!

Até o próximo post.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário