Mentoria prof. Bruno Zampier – Como organizar seus estudos para Delegado em 2022

width=

Conhecendo as dificuldades e dores de nossos alunos, sabemos que muitos têm dificuldades no momento de se organizar e definir com disciplina sua jornada de estudos, ficando perdidos em meio aos inúmeros conteúdos que o Supremo fornece para aprendizado. Pensando nisso, o professor Bruno Zampier construiu essa mentoria exclusiva que vai ser providencial em sua jornada de estudos!

Início do ano é a melhor época para traçar metas e fazer planejamentos para o ano, seja começar uma dieta, um novo curso, ou começar a jornada de estudos rumo a tão sonhada aprovação em um concurso público. Agora, tendo passado o carnaval, não há mais tempo a perder! Dê o pontapé inicial nesses planos tão importantes!

Desde meados de 2021 tenho colocado em minhas redes sociais uma espécie de “mantra” que carrego comigo, o “10 em 18”. Isso significa que teríamos pelo menos 10 concursos para Delegado em um espaço de 18 meses. E até agora já aconteceu a publicação de pelo menos 3 editais e ainda estão para ser publicados em um futuro próximo editais para São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Distrito Federal, Tocantins, Roraima, Rondônia, Alagoas e Bahia.

Sempre afirmo que o ano de eleições é um ano espetacular para o mundo dos concursos; como em 2018, ano que teve 7 editais. Esses dados apenas mostram que falamos com propriedade e conhecimento de causa.

Entretanto, ao mesmo tempo que este grande volume de concursos nos deixa alegres, também nos traz uma certa ansiedade. Algo que percebo nos contatos com os alunos via redes sociais, em eventos e durante as aulas. E por ter esse contato contínuo com os alunos, consigo reconhecer suas dores e principais receios.

Portanto, reunindo todos os anos de experiência no mundo dos concursos com a compreensão das necessidades dos alunos, trazemos esse conteúdo para que em momentos de dificuldade ou falta de motivação você possa acessá-lo e ter uma injeção de ânimo e força para seguir firme rumo à aprovação. Vamos às lições?

  • COMO ORGANIZAR SEUS ESTUDOS EM 2022?

Diante do vasto leque de conteúdos que fornecemos no Clube da Casa do Delegado, pode ser uma tarefa difícil determinar por onde começar a jornada de estudos.

Entendendo que cada aluno enfrenta dificuldades particulares e que cada um pode estar em um momento diferente em sua jornada de estudos, e, nós do Supremo defendemos que o melhor método para orientar nossos alunos é a individualização da preparação, Levando-se em conta o momento em que o aluno se encontra, analisando seus conhecimentos e estados físicos e psicológicos. Portanto, nosso primeiro passo é:

  • IDENTIFIQUE EM QUAL ESTÁGIO VOCÊ ESTÁ!

Listamos abaixo 4 estágios diferentes para que você se identifique e assim possamos traçar a melhor estratégia rumo a sua aprovação! Mas primeiro, responda a essas perguntas preliminares que lhe ajudarão a identificar onde você se encaixa nesses estágios. Confira:

1 – Você já tomou consciência da forma como você vem estudando?

A forma como você estuda é realmente o método mais apropriado? Você está progredindo na maneira como você estuda? Ter consciência de suas ações e atitudes é um passo importantíssimo para entender o estágio em que você se encontra.

2 – O que você considera como Estudar?

Você apenas lê doutrinas? Acha que só fazer exercícios é o melhor método? ou apenas vê vídeo aulas? É necessário refletir e entender se o seu método de estudo tem sido o mais adequado, se você está apenas buscando atalhos ou alguma espécie de “fórmula mágica” para a aprovação.

3 – Estou entendendo o Processo?

É primordial que você entenda o Processo. Um processo não é uma ação, mas sim um conjunto de atos concatenados visando um objetivo. E ao contrário do que muitos pensam, o Processo não é sobre estudar, é sobre aprender.

Eu mesmo já estudei muitas coisas durante minha vida que eu não aprendi. Digo isso porque a aprovação não tem que ver com horas, meses, anos de estudo, ela tem a ver com aprendizado, que nada mais é do que acumulação de conteúdo.

Pessoas aprovadas nos concursos têm uma gama de conteúdos acumulados. E por terem esse conteúdo acumulado são capazes de desenvolver idéias, raciocínios, falar sobre eles com clareza e objetividade.

Recomendo que você faça uma lista com os conteúdos nos quais você é capaz de fazer uma redação de 20 ou 30 linhas. Assim você poderá  metrificar em que ponto está o seu acúmulo de conteúdos.

A APROVAÇÃO EM CONCURSOS NÃO É QUANTIDADE DE ESTUDO, É ACÚMULO DE CONTEÚDO.

É extremamente importante que você diversifique os meios de aprendizado para que você possa de fato acumular conteúdo. Não basta apenas ler doutrinas, ou apenas realizar exercícios ou só assistir vídeoaulas.

As videoaulas são de extrema importância, uma vez que através dela recebemos estímulos multissensoriais, mas nós do time Supremo recomendamos sim a leitura de Doutrinas, uma vez que é o método clássico de acúmulo de conteúdos.

Ler bons doutrinadores sempre foi e sempre será um método utilizado por aqueles que são aprovados nos concursos públicos.

Não descartamos a leitura de resumos, mas alertamos:

 RESUMO NÃO CONSTRÓI BASE DE CONHECIMENTO!!

Resumos devem ser utilizados para relembrar matérias já estudadas, ou ao estudar matérias de menor peso na prova objetiva. Não se engane ao pensar que lendo apenas resumos você irá construir uma base sólida de conteúdos acumulados.

Leia também o seu caderno! Ao reler aquilo que você escreveu você conseguirá lembrar da fala do professor, da matéria que estava sendo lecionada, das dicas, enfim, você relembrará todo o momento em que aquele conteúdo foi transmitido; reforçando assim sua experiência multissensorial e fixando ainda mais o seu conteúdo. O caderno é um momento de revisitação da sua construção!

Além de tais métodos, recomendamos que você também ensine. Ensine a matéria para alguém, ou fale em voz alta para você mesmo. Quando ensinamos algo ficamos mais focados e conseguimos fixar melhor o conteúdo, pois precisamos organizar o raciocínio de uma forma clara e coesa, a fim de que quem esteja ouvindo consiga entender.

Este será o melhor instrumento para você medir se você realmente aprendeu ou se está apenas se enganando.

Portanto, ao analisar todos esses métodos de estímulo diferentes, você pode refletir sobre o que você considera ser “estudar”, para que possa progredir e de fato acumular conteúdos, para só assim avançar rumo à aprovação.

Entenda que estudar por si só não é um método; estudar é uma conjugação de vários métodos e que na sua vida de concurseiro você vai precisar se organizar para ter uma rotina envolvendo estes meios de aprendizado.

  • QUAL É A SUA REALIDADE

Entender e respeitar a sua realidade e a sua individualidade é fundamental para você se organizar bem. Trace metas possíveis e reais, que se adequem à sua vida, caso contrário, o único resultado que você alcançará será a frustração e consequentemente o abandono da sua jornada de estudos.

  • 1° Estágio: Básico

Está no estágio básico quem cursou a faculdade de forma questionável, e talvez por isso tenha dificuldade em construir raciocínios jurídicos; aquele que não possui juízo crítico, mesmo em temas jurídicos.

Ainda há aqueles que se encontram nesse estágio em relação ao tempo, como o caso daqueles que começaram a se preparar para concursos recentemente, o que pode fazer com que você se sinta perdido ao tentar escolher o melhor jeito para estudar.

Reconhecer que está no estágio básico exige sim muita humildade de nós, um processo que pode ser doloroso e bem difícil; mas que com certeza é o mais benéfico para que possamos começar a nos preparar de forma sólida rumo a avanços consistentes.

A recomendação para você que se identificou nesse estágio é uma apenas: É PRECISO RECONSTRUIR A BASE!

Pensando nisso, o Supremo criou o curso “Reaprendizagem Jurídica”, pois dominar conceitos elementares, saber distinguir institutos e aprender um pouco mais sobre interpretação são coisas aparentemente simples; porém, quando somadas, podem ser o fator decisivo na hora de responder a uma questão de prova. Para isso, o curso de Reaprendizagem Jurídica foca na reconstrução do conhecimento jurídico.

Além do curso Reaprendizagem Jurídica, recomendamos que você siga a Jornada por Metas fielmente, e não fique pulando de edital em edital. Siga com disciplina esse roteiro para que você possa notar com clareza seu avanço e seus pontos de dificuldade.

  • 2° Estágio: Intermediário

Neste estágio, o aluno já possui uma certa base jurídica, acerta em média 60% da prova, já foi aprovado no exame da OAB, atende bem os editais e mantém uma base de estudos sólida para concursos há pelo menos seis meses.

Por já ter conquistado alguns avanços, a pessoa que se enquadra no estágio intermediário pode começar a elevar demais o nível de cobrança e expectativas, questionando se está estudando pelo método mais adequado, gerando inseguranças e dúvidas.

No nível intermediário é extremamente importante que você ande de mãos dadas com a turma regular de DPC. No entanto aqui, nesse estágio,  você tem o direito de escolher um ou dois editais para que direcione seu foco de uma maneira mais intensa.

  • 3° Estágio: Avançado

Neste estágio, você já começa a considerar sua base jurídica como consistente, talvez já até tenha sido aprovado em alguns concursos intermediários como agente ou escrivão. Esse aluno já fez a turma regular uma, talvez até duas vezes e estuda há pelo menos um ano para concursos. No entanto este aluno pode não conseguir migrar de fases; pode ser que você esteja chegando muito perto de seu objetivo mas ainda está batendo na trave.

A recomendação para você que se encontra nesse estágio é REVISITAR O PROCESSO. Se revisita o processo identificando com sinceridade as fraquezas.

Volte aos pontos fracos, aqueles que você sempre erra nos concursos, releia doutrinas e solidifique ainda mais a sua base de conteúdos.

  • Estágio: Expert

Quem se encontra nesse estágio é capaz de dissertar sobre centenas de temas e tem convicção disso, já foi aprovado em algumas segundas fases, e sabe que é questão de tempo para a aprovação.

Além desses pontos, esse aluno já desenvolveu seu próprio método de aprendizado e segue seguramente esse roteiro há pelo menos dois anos, e tem como foco revisitar o conhecimento adquirido e dar polimento às arestas restantes.

A única recomendação para quem está nesse estágio é: CONTINUE!

Você está no caminho certo! revisite conteúdos em que acha que está mais fraco, foque nas revisões e treine sua fala (afinal, você precisará para a prova oral). Você está na reta final rumo a sua aprovação!

Fazemos questão de especificar cada um desses estágios pois cada um deles precisa ser vivido! Passe por todos os estágios, viva as suas fases nas devidas fases, todas as coisas acontecem no tempo que precisam acontecer.

  • COMO CUIDAR DA MENTE NESTA JORNADA?
  • O que você tem feito por você?

Para se estudar para concursos, é extremamente importante que você tenha consciência do seu “Por quê”. Entenda sua motivação e qual o motivo da sua luta. É uma jornada dura, se você não tiver clareza de suas motivações, você desistirá.

  • Já Identificou o que aumenta sua ansiedade?

Comece a identificar os gatilhos de ansiedade presentes na sua vida. Entenda quais situações, falas, pessoas te trazem sensações que possam te desestabilizar no âmbito psicológico. Você não pode controlar as ações das pessoas mas pode controlar o seu mundo. Portanto realize essa análise e se possível, corte da sua vida aquilo que te atrapalha.

  • Respeite o tempo das coisas!

Os estágios listados acima não foram elaborados para te humilhar ou te deixar triste, muito pelo contrário! São estratégias elaboradas após muito estudo e técnica para te aproximar do seu objetivo.

É muito importante entender os processos e o tempo que eles levam; evitando assim frustrações e ansiedades por um equívoco no ajuste de expectativas. Se você se encontra no estágio intermediário, não espere uma aprovação imediata. Busque crescer e se solidificar para avançar todos os estágios de forma progressiva e ordenada, a fim de construir uma base realmente sólida para sua aprovação!.

  • E o equilíbrio com as demais áreas da vida?

EQUILÍBRIO é a palavra chave dos aprovados. Entenda que para estudar de forma correta para concursos você não precisa abandonar o seu lazer, a sua família e amigos. Existe uma vida que precisa ser vivida além dos estudos. Somente atingindo o equilíbrio nas fases da sua vida você poderá alcançar um nível de descanso mental que lhe prepare para o esforço e o desgaste necessário para lidar com os processos.

  • Não duvide do processo nem das suas escolhas!

Inevitavelmente haverão momentos em que o desânimo vai sim bater, afinal somos humanos. Mas não desista! É justamente nesses momentos que devemos relembrar de toda a nossa trajetória e o motivo de fazermos o que fazemos. Mantenha-se firme nas suas escolhas, não duvide dos seus sonhos.

  • Cuidado com o burnout nos concursos públicos!

Respeite o seu corpo! Está cansado? Descanse! Sentiu sono? Durma! Está com fome? Coma! Respeite as vontades e os limites do seu corpo, caso contrário ele pode se tornar uma bomba relógio que poderá explodir no pior momento possível, jogando no lixo meses de dedicação.

Após todas essas dicas, você está pronto para identificar em que estágio você está e se organizar para aproveitar todos o processo rumo à sua aprovação. Vamos lá?

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!

Conheça nossos cursos em supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário