O concurso de Delegado Minas exige prática?

Tem interesse no concurso de Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais e não sabe se o certame exige prática? Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou, no dia 07/07/2021, a autorização de novo concurso para a Polícia Civil do Estado, e o órgão divulgou, em uma rede social, a expectativa de vagas por cargo. A previsão é de que sejam 62 para Delegado.

Pensando nesta oportunidade vindoura e em uma das maiores dúvidas dos concurseiros preparamos este artigo para responder à seguinte pergunta: o concurso de Delegado Minas exige prática?

Para responder, é preciso lembrar que a prática é a comprovação de que o bacharel em Direito exerceu trabalhos que lhe conferiram determinada experiência. Para os concursos de Delegado, o candidato pode comprovar tanto a atividade jurídica quanto a policial. Portanto, possuir tempo de prática jurídica ou policial significa que você exerceu estas atividades pelo mínimo estabelecido, cumprindo, assim, um dos pressupostos básicos para investidura no cargo.

Ocorre que este requisito somente pode ser exigido em edital se o Estado possuir Lei específica que faça essa determinação. Ou seja: este é um requisito legal, e não editalício. Portanto, a prática jurídica ou policial deve ser analisada em cada Estado separadamente.

Minas Gerais, até o presente momento, não exige prática para o concurso de Delegado e, por esse motivo, não foi objeto de cobrança no último certame, realizado em 2018 pela Banca FUMARC. Sendo assim, diante da ausência de Lei no Estado e, principalmente, diante da burocracia natural de um procedimento legislativo, a expectativa para o próximo concurso é a de que os candidatos não precisem comprová-la.

Quer saber mais sobre o concurso de Delegado Minas?

Leia nosso artigo com a análise do último edital clicando aqui: https://blog.supremotv.com.br/como-foi-o-ultimo-concurso-para-delegado-minas-gerais/

Para assistir a um bate-papo do Time Supremo sobre a carreira com expectativas para o próximo concurso, clique aqui:

Se quiser saber quais Estados exigem prática jurídica, clique aqui e confira nosso artigo: https://blog.supremotv.com.br/quais-estados-exigem-pratica-para-o-cargo-de-delegado/

Quer se preparar para o próximo concurso?

O Supremo muito se orgulha de ser o curso que mais aprova Delegados no Brasil há mais de uma década! E unindo toda nossa vasta experiência, preparamos um curso específico: Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais Pré-edital! Neste curso, você terá aulas ao vivo, mentorias, apostilas de conteúdo, resumos em PDF, corpo docente experiente e qualificado e todos os diferenciais da nossa plataforma. Além disso, também terá acesso à garantia de edital: se o edital para Delegado Minas for publicado até o dia 31/12/2021, você ganhará, gratuita e automaticamente, acesso ao nosso curso de 1ª etapa Edital Publicado!

Clique aqui e conheça a turma: https://www.supremotv.com.br/delegado-de-policia-civil-minas-gerais-2021-pre-edital

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Acesse nosso site, supremotv.com.br, e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notícias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário