22/03/21 | Carreira | por Supremo Concursos
Já ouviu falar no cargo de Analista Judiciário e tem interesse em saber mais sobre ele? Continue a leitura e confira os detalhes dessa tão desejada função!
Os concursos voltados para os tribunais são tradicionalmente conhecidos pelo grande número de candidatos interessados, e um dos cargos mais desejados é o de Analista Judiciário, que oferece muitas vagas todos os anos.
Pensando na grande procura por esses certames e nas eventuais dúvidas que podem surgir sobre o cargo de Analista, preparamos este artigo para te explicar os detalhes sobre assunto! Vamos entender?
O que faz um Analista Judiciário?
Os Analistas são servidores públicos que desempenham funções de apoio nos tribunais estaduais e federais. O cargo é dividido em diversos campos de atuação, de acordo com diferentes especialidades, e entre as áreas Judiciária e Administrativa, sendo esta última conhecida também como área-meio.
O ingresso na carreira se dá através da aprovação em concurso público e, como requisito, é exigido nÃvel superior. Essa formação dependerá da especialidade para a qual o candidato concorre, podendo ser especÃfica em Direito, em outras áreas, como, por exemplo, Tecnologia e Psicologia, ou até em qualquer curso superior, sem maiores especificidades.
O cargo de Analista Judiciário da área Judiciária é restrito aos bacharéis em Direito. Suas atribuições estão ligadas ao suporte técnico-jurÃdico de desembargadores e de juÃzes. Cabe a esses profissionais, dentre outras atribuições, analisar e movimentar processos, verificar provas, elaborar modelos de decisões e cumprir e fazer cumprir determinações judiciais.
Já os Analistas Judiciários da área Administrativa, ou área-meio, são profissionais que desempenham funções ligadas à organização, à saúde, à contabilidade, à engenharia, à psicologia, à tecnologia e a inúmeras outras áreas especÃficas e essenciais ao funcionamento dos tribunais.
Entre os possÃveis órgãos de atuação dos Analistas Judiciários da área Judiciária e da área Administrativa estão os Tribunais de Justiça dos Estados, a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho e também a Justiça Eleitoral.
Os salários do cargo são bem atraentes. Dependendo do órgão em que atuam, os Analistas podem receber, inicialmente, entre R$ 8.000,00 e R$ 10.000,00 reais, com as gratificações, tendo direito, ainda, a plano de saúde. Além disso, as jornadas de trabalho giram em torno de 6 e 8 horas diárias, dependendo do tribunal em que o profissional trabalha.
Quero me preparar para concursos de Analista Judiciário! O que devo fazer?
O Supremo vai com você até a aprovação! Lançamos um curso especÃfico para o cargo de Analista Judiciário da área Judiciária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais! Nele você terá 124 horas de aulas inéditas e especÃficas, resumos em PDF, plano de estudos, canal de dúvidas para te deixar ainda mais próximo do professor, aulas com legendas, acelerador de vÃdeos e aplicativo para assistir suas aulas inclusive offline pelo celular ou tablet.
Além disso, matriculando-se no curso você ganha a Garantia de Edital. Caso o edital para o concurso de Analista Judiciário do TJMG seja publicado até 21/12/2021, você terá acesso à revisão e complementação de conteúdo necessária na turma de Edital Publicado! Essa é uma ótima oportunidade de garantir uma preparação completa com o melhor corpo docente do Brasil!
Clique aqui e conheça nossa turma: https://www.supremotv.com.br/tjmg-analista-judiciario-(direito)-2021-pre-edital
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!
Fique atento ao nosso site, Ã s nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @equipesupremomotv.
Aproveite para seguir nosso canal no Telegram! Divulgamos conteúdos exclusivos e em primeira mão para você saber de editais e notÃcias antes de todo mundo! Faça parte agora mesmo: bit.ly/TelegramSupremo.
Nenhum comentário ainda.
RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL