Planejamento e Disciplina: eis os métodos para a aprovação

 

13 milhões: este é o número de pessoas desocupadas no primeiro trimestre de 2019. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tudo isso é retrato de um mercado de trabalho bastante deteriorado, quiçá inerte. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o número de pessoas que estão desempregadas, há dois ou mais anos, está em crescimento. Conforme publicação no site do órgão, no primeiro trimestre de 2015, 17,4% dos desocupados estavam nessa situação. No mesmo período de 2019, essa porcentagem chegou a 24,8.

A consequência é a busca por outros caminhos profissionais, mais notadamente, os concursos públicos. A preparação é diária e o caminho mais seguro é a construção. O maior aliado de quem quer a aprovação é o compromisso. Abaixo, elencamos alguns fatores preponderantes para a conquista de resultado positivo.

Abandone as distrações

Atualmente, a internet é grande parceira do concurseiro. Na rede mundial de computadores, você encontra vasto material, cursos online, videoaulas, apostilas, livros etc., que são bem acessíveis e direcionados a cada tipo de concurso. O detalhe é que a web traz armadilhas: redes sociais, aplicativos de mensagens, músicas, vídeos, seriados, dentre outros.

Reveja seus hábitos e se policie para não perder o foco. Há pessoas que colocam o aparelho celular no modo avião, outras preferem deletar as redes sociais ou definir horários para assistir às séries. O importante é escolher seu método e, mais do que isso, colocar em prática.

Selecione o lazer

Baladas semanais, festas em família, fins de semana com os amigos. Estes e outros eventos tiram o foco de quem precisa dedicar a maior parte do tempo aos estudos. Não se trata de isolar-se totalmente de tudo e de todos e passar 24 horas por dia internado em um quarto, se “afogando” em livros, cadernos e aulas.

Como já foi dito em outros textos, momentos de lazer são importantes para o processo de aprovação, mas precisam ser diminuídos de maneira drástica para que não atrapalhem o seu rendimento.

Fracassou? Não perca a motivação

Dependendo do órgão e da concorrência do concurso, dificilmente você passará de primeira. Os candidatos que obtêm bons resultados, normalmente já possuem um tempo de estudo, com muita experiência e alguns fracassos na bagagem.

Sendo assim, é essencial se manter motivado. E não é só no cotidiano de estudos – que também é um processo árduo e que necessita de muita força de vontade – mas, também, nas derrotas que estarão presentes, e isso não pode ser algo que te faça desistir.

Leve em consideração a velha frase, conhecida por muitos concurseiros: “estudar até passar”. Portanto, você não pode deixar que o resultado de algumas provas faça-o abandonar seus objetivos.

Disciplina e planejamento

Para ser aprovado em um concurso público, não é necessária uma inteligência sobrenatural. A disciplina e o planejamento devem ser os pontos fortes de um candidato.

Antes de iniciar qualquer estudo, é preciso se planejar. Realizar pesquisas, entender sobre os órgãos, cargos, funções e depois analisar em qual concurso é mais interessante focar, de acordo com o que você quer.

Depois disso, é preciso fazer um bom planejamento detalhando ações de médio a longo prazo em direção ao cargo público. Além de estar aliado aos estudos, o planejamento deve vir acompanhado de estratégia para a organização de toda a rotina.

Faça planilhas e tenha disciplina. Sem esses dois, é praticamente impossível passar em concurso público. A procrastinação é um dos maiores vilões dos estudantes. Lembre-se de que livros, apostilas, videoaulas e horas de estudos são fundamentais para isso, mas não suficientes!

Organização, planejamento e disciplina são características que podem desenvolvidas por qualquer pessoa que tenha um objetivo definido. Basta se orientar com quem entende do assunto. Os professores e a equipe pedagógica do SupremoTV estão aqui para te auxiliar nesse processo, até a aprovação!

Acesse e confira: https://www.supremotv.com.br/

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário