Quais são as modalidades de família?

Entenda neste artigo, sobre essa importante definição no Direito de Família.

width=

Tanto no Brasil como em quaisquer outros países a sociedade está em constante evolução. Com isso, as famílias, que são as entidades que existem por toda a história, estão sempre mudando e formando um novo conceito de como elas são vistas.

A Família é um bem constitucional, sendo constituída pela união do homem e mulher como colocado no art. 226 § 3 CF, entretanto sua interpretação pelo STF permite e reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo. Confira a seguir todas as modalidades de família presentes no ordenamento jurídico brasileiro:

  • Família matrimonial

É aquele onde há o efetivo ato contratual do casamento. A forma tradicional ou mais comum de começar uma família onde o homem e a mulher têm os mesmos deveres e direitos, com igualdade na relação, conforme a legislação brasileira.

  • Família monoparental 

É aquela formada por um dos pais e seus filhos.

  • Família anaparental 

Pode ser constituída sem a presença de um ascendente, ou seja, irmãos e irmãs, primos e primas residindo na mesma casa, deve ser o mesmo status de família. 

  • Família mosaico

Tal família constitui-se pelos vários casamentos passados dos parceiros de uma relação ambos com filhos desses casamentos ou relações anteriores.

  • Família poliafetiva 

Trata-se de família constituída por três pessoas ou mais, geralmente um homem e duas mulheres ou o contrário, sendo esta uma modalidade não aceita pelo ordenamento jurídico.

  • Concubinato:

É uma relação constituída durante o casamento Art. 1.727CC. “As relações não eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato.”

  • A Família Convivencial 

É formada pela união do homem e da mulher, ou seja, também heteroafetiva, porém não tem a formalidade do casamento. Mas detém durabilidade e publicidade com objetivo de constituir família, conforme artigo 1723 do Código Civil – Brasil (2002).

A Família Homoafetiva 

É composta por pessoas do mesmo sexo que formalizam o afeto por meio do casamento ou por meio da União Estável. O ordenamento brasileiro reconhece essa família

  • Conheça o Supremo Cast!

Neste episódio do Supremocast,entenda o que é multiconjugalidades, quais os novos tipos de família constantes no ordenamento jurídico, os efeitos do poliamor no Direito Civil brasileiro e até onde cabe ao estado interferir na liberdade conjugal das pessoas!

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=TMyCH7HbIbQ

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud, e também no YouTube. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário