SupremoCast – Black Friday e o Direito do Consumidor

16/11/20 | Geral | por

A Black Friday já chegou e o 59º episódio do Supremo Cast veio para te ajudar nesse tão aguardado período de ofertas! Nossos apresentadores Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes conversam com Leonardo Garcia sobre os direitos do consumidor, te mostrando os cuidados que deverá tomar para não cair naquela velha história de “tudo pela metade do dobro”.

O convidado, que é professor, doutrinador, Procurador do Estado do Espírito Santo e Especialista em Derecho del Consumo y Economia pela Universidad de Castilla la Mancha, explica o que fazer em casos de propaganda enganosa, atraso na entrega e defeito no produto. Também fala sobre política de troca, direito de arrependimento e compra de produtos de mostruário e com leves defeitos.

Ele esclarece, ainda, se o mesmo item pode ter valores diferentes no site e na loja física e se as empresas podem cobrar mais caro a depender da forma de pagamento – duas dúvidas muito comuns entre os consumidores.

Leonardo, que também foi Assessor do Relator da Comissão Especial de Atualização do Código de Defesa do Consumidor no Senado Federal e é Membro do Condecon do Espírito Santo, explica, por fim, sobre cobrança de juros, fretes de valores altos e ensina onde o consumidor deve reclamar, citando os PROCONs, Juizados Especiais e sites privados que circulam pela internet.

A conversa foi ilustrada com diversos exemplos clássicos do cotidiano, deixando o episódio ainda mais didático e descontraído.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou o episódio 100 do Podcast Salvo Melhor Juízo, com o Ministro Gilmar Mendes.

Carol Carlos indicou o programa Que história é essa, Porchat?, disponível no Globo Play.

Leonardo Garcia indicou o livro O que o dinheiro não compra, de Michael Sandel.

Bruno Zampier indicou o documentário Minimalismo, disponível no Netflix.

Clique aqui e assista ao vídeo deste episódio!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário