Que tal repensar o conceito clássico de Responsabilidade Civil? Neste 57º episódio do Supremo Cast, nossos apresentadores Bruno Zampier, Carol Carlos e Francisco Menezes conversam sobre o assunto com Nelson Rosenvald, doutrinador, Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Direito e Procurador de Justiça do MPMG.
O convidado iniciou o bate-papo respondendo à seguinte pergunta: para onde está caminhando a Responsabilidade Civil? Ao respondê-la, aproveitou para explicar seu conceito, aplicabilidade e o porquê de trabalhar suas novas tendências. Ele esclareceu cada uma delas, citando exemplos emblemáticos e destacando o comportamento decisório dos magistrados diante desse cenário.
Além disso, Nelson Rosenvald falou da interseção da responsabilidade civil com o Direito Penal e sobre as funções preventiva, punitiva e restitutória de lucros ilícitos. Neste ponto, abordou a figura dos punitive damages, concebida no common law.
A conversa também alcançou a contratualização da responsabilidade civil, a definição dos danos moral, existencial, estético e à imagem e a possibilidade de desmonetização da indenização.
A conversa foi enriquecedora, recheada de teses para quem advoga e com temas interessantíssimos para abordagem inclusive em trabalhos de conclusão de curso.
Dica Suprema:
Francisco Menezes indicou o livro Direito Penal e Funcionalismo: um novo cenário da Teoria Geral do Delito, de André Luís Callegari e Raul Marques Linhares.
Carol Carlos indicou a série Bom dia, Verônica, disponível no Netflix.
Nelson Rosenvald indicou o filme O informante e o livro O primeiro ano, de Scott Turrow.
Bruno Zampier indicou o livro O Direito Civil em movimento: desafios contemporâneos, publicado pela Editora Jus Podivm, de autoria do convidado, Nelson Rosenvald.
Clique aqui e assista ao vídeo deste episódio!
Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.
O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!
Leave a Reply