SupremoCast РO ̼ltimo concurso

16/06/20 | Geral | por

No 39º episódio do Supremo Cast, nossos apresentadores Bruno Zampier, Francisco Menezes e Carol Carlos conversam sobre a jornada da aprovação em concursos públicos, traçando um paralelo entre a vida do concurseiro e a série The Last Dance, da Netflix. O documentário, produzido em parceria com a ESPN, narra a trajetória do time de basquete Chicago Bulls, tendo como pano de fundo as histórias de persistência, foco, sede de vitória, dificuldades, frustrações e sucesso de lendas como Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman.

Os convidados para este bate-papo repleto de reflexões necessárias sobre a dedicação aos estudos foram Frederico Neder e Fabrício Bastos. Frederico é CEO do Supremo, advogado e tem vasta experiência com o universo dos concursos, por estar diretamente inserido na administração do Supremo. Fabrício é Promotor de Justiça, Mestre em Direito pela Universidade de Roma, professor do Supremo e já enfrentou inúmeros desafios em sua trajetória até se tornar membro do Ministério Público.

A conversa tratou de vários assuntos importantíssimos, tocando em pontos sensíveis da vida do concurseiro. Durante todo o bate-papo, diversos acontecimentos da série foram citados como exemplo, tornando o episódio ainda mais dinâmico.

Nossos convidados e apresentadores falaram sobre circunstâncias de vida, ressaltando que cada concurseiro tem as suas dificuldades e oportunidades próprias; abordaram os problemas com a autoestima e com a autoconfiança nos estudos; falaram sobre ansiedade, perfeccionismo e imediatismo; e aproveitaram para mencionar o hábito que muitos têm de se comparar aos outros e de não se sentirem suficientemente capazes. Também trataram das excessivas cobranças externas da família e dos amigos, da autocobrança, do peso das responsabilidades e do preço que se paga pela tão sonhada aprovação.

Outro tema igualmente relevante foi discutido: a criação de hábitos e rotinas que levam ao sucesso. Neste ponto, a conversa tocou em questões como foco, disciplina, persistência, equilíbrio, vida saudável e prática de atividades físicas.

Os convidados também falaram de autorresponsabilidade, inteligência emocional, performance dos concurseiros sob pressão, os desestímulos que as reprovações podem causar e sobre como lidar com dificuldades e frustrações. Eles diferenciaram estudos de preparação, traçaram três perfis diferentes de concurseiros, tecendo metáforas com as histórias de Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman, e comentaram sobre os rótulos que são criados em torno destes perfis no mundo dos concursos.

Por fim, um outro assunto que tem total pertinência com a jornada da aprovação e com aspectos da vida em geral também foi abordado: a importância de estabelecer um objetivo e de saber o que se quer de verdade. Os convidados comentaram casos de ex-concurseiros que descobriram que não queriam prestar concursos públicos e que se enveredaram por outras áreas, nas quais são extremamente felizes atualmente.

Dica Suprema:

Francisco Menezes indicou a série O Método Kominsky, da Netflix.

Carol Carlos indicou a série Nada Ortodoxa, da Netflix.

Frederico Neder indicou o documentário I am Bolt.

Fabrício Bastos indicou os livros Os intelectuais e a sociedade, de Thomas Sowell, e A arte da felicidade, de Dalai Lama. Indicou também as séries After Life e Anne With An E, ambas da Netflix, e os filmes A vida secreta de Walter Mitty e Apocalypto.

Bruno Zampier indicou série Losers, da Netflix.

Clique aqui e assista ao vídeo deste episódio!


Para enviar sugestões, feedbacks e comentários escreva para supremocast@supremotv.com.br.

O SupremoCast está em todas as plataformas de podcasts, tais como Spotify, Apple Podcast, Deezer e SoundCloud. Aperte o play agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário