Me formei: como decidir minha área de atuação?

10/11/22 | Carreira | por

Se sente perdido na hora de decidir qual área seguir? Este artigo é pra você! Continue a leitura e entenda!

width=

Determinar uma área de atuação é um momento importantíssimo para ajudar a filtrar as suas opções profissionais no campo das carreiras jurídicas. Afinal, com tantas alternativas disponíveis, é comum ficar perdido nessa hora.

Essa dúvida geralmente começa a surgir quando estamos próximos de terminar a graduação. Mas já te adiantamos que não existe caminho fácil, todas essas áreas exigem muito esforço e horas de estudo!

Continue a leitura e entenda mais sobre cada carreira e como escolher!

  • Docência

A docência é uma das mais relevantes profissões no mundo. A demanda por professores sempre existirá devido a necessidade de transmissores de informações, já que, essa é a principal forma de aprendizagem atual.

As pessoas que atuam nesse ramo podem ministrar aulas em Faculdades, Pós-graduações ou em cursos preparatórios. 

Para quem deseja seguir essa carreira, deverá possuir diploma de nível superior e, geralmente, as faculdades pedem pós-graduação, mestrado ou doutorado. 

  • Pesquisa

Para os que possuem interesse em trabalhar com conhecimento jurídico, a profissão de pesquisador é uma opção válida. O foco dessa carreira é desenvolver conhecimento científico, seja para a área educacional ou para empresas do setor privado ou público. 

Caso você deseje ser pesquisador em Universidades públicas, geralmente, o trabalho também é associado ao de professor, todavia, existe uma maior liberdade de pesquisa, você poderá pesquisar assuntos do seu interesse. Para traçar o caminho nessa profissão, você deverá possuir formação em curso de nível superior.

Se for pesquisador na área universitária, é necessário que tenha no seu currículo uma especialização, mestrado ou doutorado. Em sentido diverso, a depender da empresa contratante, no setor privado, não é exigível algumas qualificações profissionais.

  • Advogado 

O advogado trabalha defendendo os interesses dos seus clientes, ou seja, poderá atuar de diversas formas nas causas. Além disso, também poderá atuar como consultor ou assistente jurídico.

Como o curso possui diversas áreas, as pessoas que escolhem essa profissão poderão atuar em diversas áreas, inclusive, em mais de uma se for do seu interesse.

Para exercer essa profissão, é preciso ser formado em Direito e ter inscrição no quadro de advogados da OAB.

  • Cargos Públicos

A busca pela estabilidade com salários acima da média chama a atenção de quem decide prestar concursos. Existem muitas carreiras no setor público. Conhecer detalhes das principais é um dos primeiros passos para escolher e começar uma preparação de sucesso. Afinal, quanto mais especializado o concurseiro for, melhores serão os resultados. 

Conheça a seguir algumas da áreas mais procuradas por aqueles que procuram cargos públicos:

  • Área Policial

O ingresso na carreira policial poderá ocorrer em uma das 5 corporações policiais do país, sendo elas: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Legislativa. Outras seleções mais específicas como aquelas para DEPEN e ABIN também acabam sendo incluídas nessa categoria.

O servidor inserido nas carreiras policiais trabalha diariamente para assegurar a segurança pública. O cargo se destaca pelas altas remunerações, planos de aposentadoria especiais e planos de carreira; além da estabilidade comum aos servidores públicos.

Além do grande número de vagas ofertadas, a aplicação do Teste de Aptidão Física – TAF se destaca dos demais concursos. O candidato precisa demonstrar um bom condicionamento físico que comprove sua capacidade para exercer as atividades inerentes ao cargo pretendido.

  • Carreiras Jurídicas

A carreira jurídica é voltada para os profissionais que conquistaram a graduação em direito e engloba cargos como Procurador, Defensor, Promotor, Delegado e Juiz. As oportunidades de atuação também incluem as esferas municipais, estaduais e federais.

Ademais, no cargo de Delegado existe a relação direta com o setor policial, ficando em cargo de casos criminais.

As altas remunerações e benefícios da carreira jurídica costumam chamar atenção, bem como o alto nível de reconhecimento profissional. Além da maioria dos cargos públicos dessa carreira requisitarem aprovação e inscrição na OAB, também é comum que se exija comprovação de 2 a 3 anos de atividade jurídica.

  • Cargos em tribunais

Os Tribunais englobam diversas áreas. Assim, apresentam uma série de cargos em áreas administrativas ou judiciárias. As seleções exigem nível médio ou superior.

Assim, é possível conquistar uma oportunidade em: Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais.  

É comum que a carreira de Tribunais permita cargas horárias de trabalho reduzidas, de 6 a 7 horas diárias. Também é um segmento de atuação pública muito conhecido pela possibilidade de realizar atividades no regime remoto de trabalho, com muitos órgãos dispondo de regulamentação específica para esses casos desde antes da pandemia.

Com os períodos de regime forense ou judiciário, também é possível que os servidores de tribunais desfrutem de um período de folga além das férias pré-estabelecidas.

Todas as áreas podem ser extremamente promissoras e por isso não existe a melhor ou a pior, mas sem dúvida, existe aquela em que você se identifica e isso é importantíssimo para que você colha bons frutos e não se frustre com a profissão.

  • Invista hoje na evolução que você quer alcançar amanhã!

A Black Week do Supremo está chegando e com ela a sua maior oportunidade de se preparar com promoções únicas!

Fique atento em nossas redes sociais e não perca nenhum detalhe!

supremotv.com.br 

Siga-nos no Instagram: @supremotv.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário