Tudo sobre o cargo de Procurador do Estado

23/06/22 | Carreira | por

Você sabe como funciona o cargo de Procurador do Estado? Neste artigo vamos te contar tudo sobre essa importante função. Confira!

width=

Os concursos voltados para a Procuradoria Geral do Estado são tradicionalmente conhecidos pelo grande volume de candidatos todos os anos.

Pensando na publicação do edital da Procuradoria Geral do Estado de Minas Gerais e nas eventuais dúvidas que possam surgir sobre o cargo de Procurador do Estado, preparamos este artigo para te explicar os detalhes sobre o assunto! Vamos conhecer tudo sobre essa função?

Considerada uma atividade essencial à justiça pela Constituição Federal, a carreira de Procurador do Estado tem alta relevância não apenas para a defesa do Governo, mas também para os interesses de caráter público.

O procurador atua como uma espécie de advogado dos interesses estaduais. Portanto, ele é um representante do Estado tanto de forma judicial como extrajudicial. Ele defende e zela pelos interesses públicos e coletivos. Luta pela preservação da legalidade e da moralidade pública, orientando e analisando contratos administrativos, convênios, projetos de lei e editais de licitação.

Além disso, cobra a dívida ativa e defende os interesses coletivos nas ações judiciais em que o Estado está envolvido. De forma geral, o dia a dia dos procuradores é composto por reuniões, acompanhamento de processos, confecção de documentos, elaboração de defesas, entre outras atividades.

Os procuradores ficam sob a gestão do Procurador-Geral do Estado, que possui atuação semelhante à de um secretário estadual. Ele dirige, coordena e orienta os trabalhos do órgão, aprovando os pareceres emitidos pelos diversos setores da PGE.

  • Quanto ganha um Procurador do Estado?

O piso salarial da profissão varia entre R$10.000,00 (dez mil reais) e R$15.000,00 (quinze mil reais), principalmente para o âmbito estadual e a depender da localidade, o salário pode ser maior ou menor.

  • O que é necessário para se tornar um procurador?

Para ser um procurador, é necessário ter graduação em direito e ter sido aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, ou, a depender do cargo, é obrigatório comprovar atividade jurídica, entretanto o período de experiência exigida varia de acordo com o edital de cada concurso, variando de dois a três anos.

  1. A primeira fase deste concurso dispõe de uma prova preambular e tem cerca de 100 questões objetivas.
  2. Na segunda fase, assim como no Exame de Ordem, é cobrado do candidato uma peça prático-profissional e questões discursivas com temas que fazem parte do cotidiano de procuradores que já estão no exercício da função.
  3. Já a terceira fase é composta por uma prova oral, na qual o candidato faz a defesa diante de uma banca formada por advogados e procuradores.
  4. Por fim, a quarta e última fase geralmente é formada por uma prova de títulos e, em regra, tem caráter classificatório.
  • PREPARE-SE COM O SUPREMO!

Foi publicado no dia 23/06/2022 o edital para o concurso da Procuradoria Geral do Estado de Minas Gerais para o provimento de 42 vagas! 

As provas objetivas estão previstas para o dia 04 de dezembro de 2022. Quando começar a estudar? Agora!

Na turma Procurador do Estado de Minas Gerais 2022 – Edital Publicado você terá acesso a mais de 120 horas de aulas com um time de professores especialistas, abordando todo o conteúdo, trazendo atualizações e jurisprudências dos tribunais!

Você ainda contará com super diferenciais, como o curso fundamentos jurídicos!

Matricule-se já e dê a largada rumo a tão sonhada aprovação:

https://www.supremotv.com.br/produtos/62b474d44c4278001246e614

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco! Acesse: supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário