Você conhece o dia nacional da pessoa com deficiência?

Entenda sobre a Lei n° 13.146/15 e sua importância na luta das pessoas com deficiência!

width=

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A iniciativa criada em 2005 tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem. 

Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em todas as camadas sociais em diferentes aspectos como político, econômico e cultural.

No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/15, determina que a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 

A referida Lei também incorporou os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ratificada pelo país em 2008.

A LBI aborda itens como discriminação, atendimento prioritário, direito à reabilitação e acessibilidade. A Lei estabelece ainda, que pessoas com deficiência têm autorização de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de próteses e órteses.

O Supremo compreende e defende a democratização do acesso à educação através de políticas inclusivas e se movimenta a respeito: o PINE (Projeto de Inclusão Educacional do Supremo) é uma movimento que viabiliza os estudos de centenas de alunos, em especial os portadores de necessidades especiais.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Fique atento ao nosso site, às nossas redes sociais e prepare-se conosco!

Conheça nossos cursos em supremotv.com.br e siga-nos no Instagram: @supremotv.

Compartilhe este post!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

RSS feed para comentários neste post. TrackBack URL

Deixe seu comentário